logo
logo
logo
logo

 

Padrinhos e Madrinhas de Casamento



Marcaram a data do casamento e agora é o momento de escolherem os padrinhos. Não há regras, mas seria aconselhável que fossem pessoas próximas, amigos ou parentes e que sejam da simpatia de ambos.

No Brasil não temos o costume de delegar tarefas aos padrinhos, nos EUA é a madrinha que vai ajudar a noiva a escolher o vestido, a escolha do bouquet, acompanhá-la no dia da noiva, etc. Por esse motivo a madrinha é sempre uma amiga muito próxima ou irmã por exemplo.

 Normalmente o padrinho é que vai organizar a despedida de solteiro do noivo, como a madrinha fica responsável pela organização do chá de cozinha.  É gentil a noiva presentear sua madrinha de casamento, hoje alguns noivos escolhem até mesmo um convite de casamento diferenciado para os padrinhos (por exemplo, em caixa acompanhados de bombons ).

A etiqueta diz que na hora da escolha devem-se juntar solteiros e não separar casais. Por exemplo, uma amiga solteira como madrinha  e um tio solteiro como padrinho. A quantidade de casais para padrinhos deve respeitar o tamanho do altar na igreja ou local escolhido para a cerimônia. Nada impede que sejam um casal para cada ou quatro, seis, etc. Exceto no civil que devem ser um casal para cada.

No Brasil as madrinhas usam cores diferentes em seus trajes, nos EUA são comuns todas as madrinhas vestirem trajes iguais e com a mesma cor.


A função principal dos padrinhos tanto no casamento civil quanto no religioso é testemunhar a união do casal.


? Visite a página “Os Noivos”.